quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A arte de combinar cores.

Muito tempo que eu não posto, eu sei, mas aquela coisa... vida de estudante e trabalhadêra não é fácil! Mas não parei de entrar todos os dias nos meus blogs favoritos, e tenho acompanhado todas as novidades,  cada vez que eu entro na net me dá mais inspiração pra escrever.

Já faz um tempo que eu estou in love com essa nova tendência o Color Blocking, essa nova maneira de se vestir, que na verdade já é bem antiga, se você for prestar atenção, as atrizes de Mulheres de Areia, novela de 1993 que passa na tv globo, já usavam naquela época essas combinações de cores.

Color Blocking como o nome já diz é a utilização de blocos de cores em um mesmo look, ambiente e até na make. Esse estilo é o mix de cores vibrantes, sem padronagens e estampas. Mas não é tão simples como parece, o ideal é que você não use muitas cores ao mesmo tempo, pra que o look não fique pesado.

Eu reuni algumas dicas de como combinar os tons e como usar o Color Blocking na sua vida! Sem parecer uma palhaça!

Primeiro vamos aprender um pouco sobre a roda das cores:




Nós temos as cores primárias, que são o AZUL,  o AMARELO e o VERMELHO, a partir dessas três cores nós criamos todas as outras cores. A imagem ao lado explica bem isso.

A partir dessa tríade de cores formamos: o LARANJA,  o VERDE e o ROXO. Que são as cores secundárias.

Misturando secundárias e primárias formamos as cores terciárias, por exemplo: VERDE-AMARELO e AZUL-VERDE.






A partir da junção dessas cores formamos a Roda das cores. Mostrada na imagem a baixo.





E é usando essa roda de cores que você aprende a combiná-las. É bem simples, e fácil. Com o tempo você já aprende a combinar as cores sem nem olhar para a roda.






Existem diversas formas de combinar cores, vou explicar 4 maneiras, que eu acredito que sejam as mais simples!


1ª Forma:
Harmonia Monocromática

É a harmonia entre a variação de tons de uma mesma cor. Ao lado temos a variação de tons do vermelho.
Muito bom para usarmos quando queremos um look de uma cor só. Pois não fica cansativo!



2ª Forma:
Harmonia Análoga




É a harmonia entre uma cor primaria e suas duas cores vizinhas. O ideal é utilizar a uma cor como dominante e as outras duas para os detalhes.





3ª Forma:
Harmonia Complementar



É a harmonia entre cores opostas na roda de cores. Também é ideal que se use o contraste entre cores quentes e cores frias, como por exemplo: laranja e azul. Fica ótimo usando uma cor dominante e a outra nos detalhes para dar destaque.




4ª Forma:
Harmonia Trídica




É a harmonia entre três cores equidistantes na roda, é bem simples, basta contar 3 cores entre cada uma das cores escolhidas.  O ideal é escolher uma das cores para ser utilizada na maior área e as outras para complementar.

Agora com essa aulinha básica, você pode montar looks incríveis!
Existem outra forma que eu utilizo muito, e gostaria de comentar:
É a harmonia das cores baseada nas cores da natureza, como por exemplo: uma cenoura, verde e laranja, ficam lindos combinados, por serem tons terrosos! Misturar os tons terrosos entre si também é garantia de estar bem vestida, para os tons neutros, frios e quentes, fica a mesma dica ^^

Olha esses looks lindos pra você se inspirar!




 Espero que tenham gostado!!!
Bjinhos!
Té!!

Um comentário:

  1. Adorei.
    Sou formada em Educação Artística e Designer e uma coisa que sempre me incomodou oi nenhum dos professores terem feito um estudo das cores. Como faço artesanato e pinto a óleo conheço as cores. Meu trabalho de fim de ano para formatura em designer foi sobre embalagens e na época não havia nenhum livro sobre o assunto e me fez muita falta um trabalho como o seu. Eu fiz um porque o trabalho exigia e ficou bom, mas o seu superou.
    Parabéns e um abraço

    ResponderExcluir

Se quizerem aprender uma make especial é soh fazer o pedido por comentário ou enviar a foto ao meu e-mail:
amanda_gcl@yahoo.com.br

bjooo